Por Raphael Prevot em 8 de Fevereiro de 2014
Criador do 'Flappy Bird' cumpre promessa e retira game do ar
Dong Nguyen avisou que título seria removido este domingo (9).
Jogo encabeçou listas de mais
o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen removeu o game "Flappy Bird" das lojas virtuais App Store e Google Play neste domingo (9).
Nguyen se limitou a dizer que "não aguentava mais", e que não esperava que o jogo gratuito fosse fazer um sucesso tão esmagador entre os usuários.
A decisão pegou os usuários de surpresa. A versão para Android havia sido lançada há pouco tempo, e o jogo para iOS havia recebido uma atualização na sexta (7), apenas um dia antes de Nguyen anunciar que iria retirar o game do ar.
Por volta das 16h (horário de Brasília) deste domingo, o jogo desapareceu das lojas de apps do Google e da Apple, e não podia ser mais baixado.
No entanto, usuários que conseguiram fazer o download a tempo poderão jogar normalmente. Por enquanto, não haverá nenhum tipo de atualização.
"Desculpem usuários do 'Flappy Bird', mas daqui a 22 horas vou removê-lo [das lojas de aplicativos]. Não aguento mais", escreveu Ngyen em seu perfil no site de microblogs por volta das 17h (horário de Brasília) do sábado.
Dong chegou a frisar que "não iria vender" o título e que a decisão não teria sido motivada por questões jurídicas. "Não é nada relacionado com questões legais. Não consigo acompanhar mais", frisou o criador vietnamita, finalizando que ainda continua criando jogos indie na produtora "dotGears".
O criador do game já havia reclamado da pressão que estava sofrendo da imprensa, e pediu para que os veículos parassem de procurá-lo. "A imprensa está supervalorizando o sucesso dos meus jogos. É algo que eu nunca quis. Por favor, me deixem em paz", declarou Dong Nguyen no Twitter.
Dificuldade lucrativa
O game, que ficou conhecido por sua dificuldade extrema e simplicidade, chegou ao topo da lista dos mais baixados em ambas as plataformas, arrecadando aproximadamente US$ 50 mil (cerca de R$ 119 mil) por dia com anúncios, afirmou Nguyen, em entrevista ao site "The Verge".
No game, o jogador precisa controlar a altura do voo de um pássaro e desviar dos canos verdes que aparecem. Cada obstáculo superado marca um ponto. Qualquer esbarrada no cenário e é fim de jogo.
Ao "The Verge", Nguyen disse que não pretendia soltar nenhuma atualização ou mudança para o seu jogo, já que título teria alcançado "um nível em que qualquer coisa que for acrescentada irá estragá-lo", porém chegou a ventilar que uma sequência pode ser lançada em algum momento.
"A razão para 'Flappy Bird' ser tão popular é o fato de ele ser algo diferente dos jogos móveis de hoje", comentou à época o desenvolvedor vietnamita. "E ele é um ótimo jogo para competir com os amigos".
Nguyen afirmou à época que gastou apenas algumas noites de programação para criar "Flappy Bird" e que seu novo projeto é uma tentativa de renovar o gênero de jogos como "Jetpack Joyride", outro fenômeno de vendas nos smartphones.